
Multa de R$ 10 mil foi aplicada após a Polícia Ambiental encontrar as aves em um viveiro sem autorização.
Duas araras-canindé foram encontradas em situação irregular em um imóvel localizado no Condomínio Beira Rio, durante um patrulhamento realizado pela Polícia Ambiental no município de Santo Antônio do Aracanguá/SP. As aves estavam em um viveiro de grande porte, mas sem a devida autorização do órgão ambiental responsável.
O flagrante aconteceu no dia 20 de junho, durante atendimento a uma denúncia registrada no sistema estadual SIGAM. A responsável pelas aves foi autuada administrativamente por manter animais silvestres em cativeiro sem licença. A multa aplicada foi de R$ 10 mil.
As araras foram apreendidas, e o caso foi enquadrado no artigo 25, parágrafo 3º, inciso III da Resolução SIMA 005/2021, que trata de infrações contra a fauna. A audiência administrativa foi marcada para o dia 11 de agosto, às 9h.
Segundo a Polícia Ambiental, manter animais da fauna nativa sem permissão é crime e pode resultar não só em multa, mas também em sanções penais. A população pode denunciar casos semelhantes por meio dos canais oficiais da corporação.