APTA de Portas Abertas aproxima população da ciência aplicada ao agronegócio 

529
Foto: Reprodução

Nesta sexta e sábado, das 9h às 17h, a unidade de Votuporanga, localizada na Rodovia Péricles Bellini, km 121 + 6 km (Estação Experimental), irá mostrar como é desenvolvido o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas ao desenvolvimento do agronegócio.


Nesta sexta-feira (18.nov) e no sábado (19), a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) de Votuporanga/SP, assim como outras nove em todos o Estado, estará literalmente de portas abertas para receber estudantes de escolas públicas e particulares e a sociedade em geral para uma troca de experiências entre os pesquisadores dos Institutos e a população. Com diversas atividades, o espaço estará aberto das 9h às 17h – nos dois dias.

Em Votuporanga, os estudantes serão recepcionados pelo Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB) e Instituto de Pesca (IP) no Centro de Pesquisa e Inovação em Seringueira e Sistemas Agroflorestais do IAC que fica localizado na Rodovia Péricles Bellini, km 121 + 6 km (Estação Experimental).

“Essa ação tem como objetivo aproximar as comunidades próximas aos trabalhos realizados nas unidades da APTA. Abriremos as portas das instalações dos Institutos para que todos possam conhecer a estrutura, os experimentos e as atividades desenvolvidas em prol do agronegócio paulista, que influenciam diretamente o dia a dia da população de todo o país”, afirma o coordenador da APTA, Sergio Tutui.

O primeiro dia da ação será focado na visitação de escolas, com o objetivo de apresentar aos alunos da região de cada unidade como é desenvolvido o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas ao desenvolvimento do agronegócio. No sábado, segundo dia, as unidades serão abertas para a comunidade em geral, que poderão visitar as instalações e participar das atividades preparadas pelas equipes dos Institutos.

Entre as atrações, o Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais, em Votuporanga, contará com um circuito de campos experimentais e o público terá acesso ao sistema de aquaponia que está sendo montado no local.

Para a ação, as unidades preparam estações que destacam os estudos e as tecnologias desenvolvidas por cada uma delas e que fazem parte do dia a dia da população. “Temos diversos trabalhos relevantes que saíram de pesquisas desenvolvidas por nossos cientistas para a agricultura e criação animal. Será uma experiência muito importante para todos nós, tendo em vista que teremos a oportunidade de mostrar nossas tecnologias para o público que está em nossa volta”, finaliza Tutui.

Para mais informações ligue no (17) 3422-2423 / 3422-2296 / 3421-8148.