O novo Consultório Municipal está pronto e fechado há mais de um ano, sendo cogitado nas últimas semanas, transformá-lo em um depósito de vacinas. Local beneficiará cerca de 2,2 mil famílias que atualmente são atendidas no bairro Carobeiras.
O prefeito Jorge Seba (PSD), acompanhado do vice-prefeito, Luiz Torrinha (PL), e da secretária da Saúde, Ivonete Félix, anunciou, durante coletiva com a imprensa, na manhã desta segunda-feira (9.jun), que o bairro Pacaembu terá, em breve, uma nova unidade de saúde. Na ocasião, foi divulgado que o prédio do Espaço Saúde “Dr. Décio Gotardo Fedozzi”, que integra o Programa Qualivida, vai passar a atuar como Unidade de Saúde daquela região, desafogando o fluxo de atendimento do Consultório Municipal “Dr. João Carlos Botelho de Miranda”, no bairro Carobeiras.
Participaram também do ato, o presidente da Câmara, Daniel David (MDB), acompanhado dos vereadores Dr. Leandro (PSD), Emerson Pereira (PSD), Gaspar (MDB), Marcão Braz (PP), Ricardo Bozo (Republicanos), Sargento Moreno (PL), Natielle Gama (Podemos) e Vilmar da Farmácia (PSD). Os vereadores Carlim Despachante (Republicanos) e Serginho da Farmácia (PP) também apoiam a iniciativa.
Nas últimas semanas, o vereador Osmair Ferrari (PL) liderou um movimento contra a transformação do prédio em que foi investido R$ 1.080.979.14, sendo R$ 835 mil de convênio com a Secretaria Estadual de Governo e Relações Institucionais, conquistados por intermédio do deputado Carlão Pignatari (PSDB), em um depósito de vacinas, conforme noticiado pelo Diário.
Na sessão da Câmara da última segunda-feira (2), o vereador reiterou as críticas quanto a suposta transformação da unidade de saúde em um depósito de vacinas e ironizou: “Depois do que comentamos aqui, veio a informação de que não se chamará depósito, mas sim Centro de Distribuição de Vacinas e Medicamentos, quer dizer, já arrumaram até um nome bonito, bacana”, afirmou na tribuna.
O vereador aproveitou o ensejo para exibir no telão da Casa de Leis, um vídeo publicado pelo próprio prefeito Jorge Seba (PSD), quando as obras foram iniciadas, onde o chefe do Executivo afirma que iria implantar ali a primeira unidade de saúde do bairro.
“O prédio já está pronto, aliás, já está ficando até deteriorado e esperamos que o prefeito tome uma posição urgente, junto com a secretária Ivonete, pois os moradores do bairro estão aguardando esse postinho o mais rápido possível. Então, que inaugure o mais rápido possível essa obra que está parada há mais de um ano e já está com depredação”, pontuou Osmair Ferrari.
“Com a UPA lotada e o Mini-Hospital lotado, com certeza essa UBS no Pacaembu vai ajudar a desafogar os serviços de saúde e espero que não seja um depósito e sim uma UBS para atender a população, já que hoje os moradores daquele bairro precisam se deslocar até Unidade de Saúde do bairro Carobeiras para conseguir atendimento”, concluiu.
A nova unidade possui uma área de construção de 251,93m², com terreno cedido pela Prefeitura. Contará com recepção, consultórios médicos, salas de espera, vacina, curativo, procedimentos, farmácia, além de banheiros e áreas de apoio administrativo e de serviço. O prédio fica localizado na Rua Dimas Liévana de Camargo, nº 1.170, Parque Vida Nova III (Pacaembu).
“É com muita alegria que trazemos hoje essa notícia para a nossa população. A Unidade de Saúde do Pacaembu beneficiará cerca de 2,2 mil famílias, que atualmente são atendidas na Unidade de Saúde do bairro Carobeiras. Votuporanga é referência em Saúde e nossa missão é continuar oferecendo um serviço de qualidade para todos os votuporanguenses que necessitam da Saúde Pública”, aponta o prefeito Jorge Seba.
“O prédio já está pronto, o próximo passo, agora, é seguirmos com os trâmites licitatórios para compra de mobiliário. Teremos atendimento de atenção primária, com horário de atendimento de segunda a sexta, das 7h às 17h, com previsão de entrega para os próximos meses”, destaca a secretária da Saúde, Ivonete Félix.