Ainda em alerta, prefeitura reforça equipes de limpeza após tempestade 

330
Foto: Reprodução

Trabalhos foram intensificados desde o término da chuva e seguiram durante esta sexta-feira; pluviômetro instalado na Represa Municipal, apontou que desde o fim da tarde de quinta até a madrugada desta sexta, choveu 52 mm.


A cena da forte chuva de granizo acompanhada de rajadas de vento que atingiu Votuporanga/SP na tarde da última quinta-feira (20.out) e mobilizou equipes da Prefeitura para limpeza e desobstrução de ruas e avenidas que registraram quedas de árvores. Os trabalhos avançaram por toda esta sexta-feira.

Segundo dados registrados pelo pluviômetro localizado junto à Represa Municipal, desde o fim da tarde de quinta até a madrugada de sexta, a chuva foi de 52 milímetros.

Ainda segundo apurado, pelo menos duas famílias tiveram seus imóveis duramente afetados pelo temporal e precisaram ser abrigadas em outros locais.

Outro problema trazido pela força da tempestade foi a interrupção dos sistemas de abastecimento de água das regiões Sudeste e Oeste, afetando diretamente a distribuição; apesar dos esforços da Saev Ambiental, ainda nesta sexta-feira, o sistema Oeste passava por ajustes. A expectativa é de normalização no funcionamento até o final da tarde.

A Defesa Civil atendeu diversas ocorrências, no entanto, não houve registro de pessoas feridas, apenas danos materiais devido às quedas de árvores e postes de energia. As equipes da Defesa Civil seguem prestando apoio ao Corpo de Bombeiros e também às equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e da Saev Ambiental.

“Estamos entrando no período de chuvas e precisamos manter limpos os canais de escoamento de água. Por isso, é de extrema importância que as pessoas não descartem lixo nas ruas nem acumulem entulhos em terrenos”, alertou o coordenador da Defesa Civil, Ademilson Alves Fernandes.

A Defesa Civil também alerta sobre a manutenção de alguns cuidados neste período propício a pancadas de chuvas fortes: manter calhas sempre limpas; não acumular lixo nem entulhos nas ruas para não prejudicar o escoamento das águas; manter árvores podadas regularmente; não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, córregos e ruas; e desligar e desconectar os aparelhos elétricos, quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios.

Em casos de queda de árvores ou situações relacionadas a ocorrências desta natureza, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A Defesa Civil alerta ainda que a previsão de chuvas e ventos fortes segue neste final de semana.