Conselheira Tutelar se recusou a comparecer na delegacia da Polícia Civil para o registro da ocorrência, e o menor infrator foi encaminhado para a Fundação Casa.
Um adolescente de 17 anos foi detido com nove tijolos de maconha em um ônibus interestadual que fazia a linha Campo Grande/MS – Recife/PE, na manhã da última quarta-feira (23.ago), na Rodovia Washington Luís, em São José do Rio Preto/SP.
Segundo apurado, a Polícia Militar Rodoviária parou o veículo na pista e iniciou uma vistoria no interior do transporte. Ao perceberem a inquietude e nervosismo do passageiro, os policiais fizeram a abordagem.
Os PMs pediram os documentos pessoais do garoto, mas ele entregou um boletim de ocorrência do Estado do Mato Grosso do Sul informando o extravio de seus documentos. A corporação também questionou o jovem se ele tinha mais bagagens além da mochila que levava na parte superior do veículo, e recebeu uma resposta negativa. No entanto, após checar os tickets de bagagem com o motorista do ônibus, descobriu que o adolescente levava uma mala no bagageiro.
Após buscas, os PMs encontraram os tijolos de maconha envolvidos nas roupas pessoais e pó de café que o garoto levava. Ainda segundo o registro policial, os militares também descobriram que o menor infrator havia mentido sobre o ano de seu nascimento para poder embarcar no ônibus interestadual.
Ele foi levado para a Central de Flagrantes. Como o adolescente não tinha parentes ou qualquer responsável maior de idade no município, o delegado plantonista da Polícia Civil notificou o Conselho Tutelar, mas foi informado por uma conselheira que ela não compareceria no local por acreditar que o caso “não se tratava de sua atribuição”.
O menor infrator foi encaminhado para a Fundação Casa e está à disposição da Vara da Infância e Juventude.
*Com informações do SBT Interior