4 dicas para cuidar do seu intestino com qualidade

506
Foto: Ron Lach/Pexels

Pequenos cuidados na alimentação fazem toda a diferença.


Como estamos no Março Azul-Marinho, mês de apoio à campanha contra o câncer colorretal, separei algumas dicas de como cuidar do seu intestino de forma preventiva, pensando na alimentação protetora e na diminuição de agentes agressores que podem aumentar o risco desenvolver tumores. Veja a seguir:

1. Aumente o consumo de fibras solúveis e insolúveis

É preciso equilibrar o consumo de fibras e dar importância para os dois tipos: solúveis (aquelas que são obstipantes e ajudam a regularizar o transito intestinal e reduzir a absorção de colesterol e glicose) e insolúveis (que possuem poder laxativo e aumentam o volume e frequência fecal).

2. Consuma probióticos e prebióticos

A sinergia entre probióticos e prebióticos promove a saúde da microbiota intestinal, que deve estar em harmonia para auxiliar na prevenção de doenças intestinais como o câncer. Bebidas fermentadas como kefir e kombucha, suplementação de probióticos e consumo de inulina e fruto-oligossacarídeos permite essa sinergia e auxilia na recuperação bacteriana do intestino.

3. Beber água sempre!

Com fibras e sem água o intestino não funciona adequadamente e pode, até mesmo, se desregular e aumentar as chances de desequilíbrio. Tenha sempre por perto sua garrafinha de água e beba ao longo do dia de 2 a 3 litros.

4. Evitar consumo de embutidos com alta frequência

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já mostrou que o consumo exacerbado de embutidos e carnes processadas ricas em nitrato artificial pode aumentar o risco de câncer colorretal. Por isso, substitua esses alimentos por peixes, carnes frescas e vegetais com alta densidade nutricional que protegem a mucosa intestinal.

*Informações/g1/Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página “5 minutos de nutrição”