Congresso Regional de Práticas Investigativas reuniu alunos, egressos e docentes de todas as graduações da Instituição, além de participantes de toda a região, para a exposição de trabalhos de pesquisa acadêmicos.
Com o objetivo de estimular e desenvolver a pesquisa acadêmica, a Unifev promoveu na noite de terça-feira (11/11), o XXI Congresso Regional de Práticas Investigativas (Unic 2025). Realizado na Cidade Universitária pela Coordenação de Pesquisa, o evento reuniu alunos, egressos e docentes para a exposição de seus trabalhos científicos.
O reitor, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, acompanhado pelo pró-reitor acadêmico, Prof. Me. Walter Sampaio Filho, e pelo coordenador de pesquisa, Prof. Dr. Edson Roberto Bogas Garcia, oficializou a abertura do Unic 2025, dando as boas-vindas aos presentes.
As pesquisas apresentadas – resultantes de atividades acadêmicas, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), dissertações de mestrado e teses de doutorado – abrangeram diversas áreas do conhecimento, como Ciências Biológicas e Saúde, Exatas, Humanas e Sociais.
Durante o Congresso, mais de 85 banners científicos foram apresentados em uma exposição na área de convivência. Paralelamente, mais de 290 trabalhos foram defendidos oralmente pelos participantes, em diferentes salas distribuídas do câmpus Cidade Universitária.
Para o coordenador, o Unic foi uma excelente oportunidade para acadêmicos, estudantes e profissionais trocarem conhecimentos, debaterem novas ideias e impulsionarem a pesquisa. “É uma iniciativa muito importante, pois dissemina a cultura, o conhecimento e as pesquisas acadêmicas que estamos desenvolvendo aqui na Unifev”, afirmou Bogas.
Participaram coordenadores, professores e discentes das graduações de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Fisioterapia, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.
O reitor parabenizou a comissão organizadora pela grandiosidade e a qualidade dos trabalhos apresentados, enfatizando o papel central da investigação científica no Centro Universitário. “O Unic representa uma parte fundamental do nosso tripé educacional: Pesquisa, Extensão e Ensino. Com a sua realização, reforçamos esse pilar. Nossos parabéns a todos os envolvidos”, encerrou.





