Tools Multiletramentos, um cantinho para a formação de pequenos leitores

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A professora Nínive Daniela Guimarães

Leitura e Redação para crianças e vestibulandos. Com essa proposta, a professora votuporanguense Dra. Nínive Guimarães desenvolveu um método exclusivo, com ferramenta tecnológica lúdica e interativa para formar leitores e escritores competentes. Em entrevista ao Diário, ela conta sobre seu mais novo projeto.

Como surgiu seu interesse pelo problema da alfabetização e dos letramentos?

Eu dei aulas na faculdade por 26 anos e percebi, ao longo do tempo, um declínio nas habilidades de interpretação de textos. Isso me chamou a atenção e comecei a pesquisar sobre os letramentos quando fiz o doutorado. Nessa época, passei a desenvolver um método de ensino e uma ferramenta digital voltada para o letramento crítico de crianças, com base em evidências científicas robustas e em experiências já implementadas em outros países com sucesso.

Qual a situação dos letramentos na educação brasileira hoje?

Nossa educação enfrenta hoje inúmeros problemas e, sem dúvida, o mais grave e profundo é o do letramento. Em 2024, segundo pesquisa do INAF, Indicador de Alfabetismo Funcional, apenas 10 por cento da população entre 15 e 64 anos alcançou o nível de letramento proficiente, que é o ideal. Isso significa que 90 por cento dos brasileiros, aqui já incluídos os graduados, não têm capacidade plena de lidar com textos complexos.

O que é letramento pleno?

Para essa pesquisa, o indivíduo proficiente, ou seja, com letramento pleno, é capaz de interpretar textos, tabelas e gráficos, faz inferências e projeções, argumenta, aplica a informação e reconhece efeitos de sentido em um texto. Ainda segundo essa pesquisa, um terço da população (29%) é analfabeta funcional. São pessoas que sabem ler e escrever (alfabetizadas), mas enfrentam dificuldades em aplicar as habilidades de leitura e escrita em situações práticas.

Por essa razão, uma formação focada nos letramentos é essencial. O mundo mudou muito e o acesso às melhores oportunidades agora requer muito mais do que a alfabetização.  Ler bem é a habilidade mãe. O déficit nesse item é desastroso para a vida da criança, pois impacta na aprendizagem de todas as disciplinas e no acesso aos demais bens culturais. Também gera problemas na comunicação e, por conseguinte, dificulta a inserção social. Enfim, há um efeito em cascata devastador desencadeado pelos problemas de leitura. 

Como os pais podem perceber esse déficit?

Os pais devem atuar como sentinelas da formação de seus filhos e podem avaliar a situação observando a criança com atenção. Muitas sabem ler, mas não sabem interpretar textos. O primeiro passo é observar a fluência. A criança com 8 ou 9 anos deve ler com ritmo, sem tropeços, com entonação e respeitando a pontuação.  A criança letrada demonstra interesse pelos livros. É capaz de resumir o texto e aplicá-lo a situações práticas. Infere o tema de uma história, o ensinamento (a moral da história).  Também identifica a intenção do autor e a tese (ideia defendida).  É capaz de avaliar um texto, dizer se ele está bem escrito, se a ideia é coerente e justa. É capaz de identificar os valores éticos e a coerência dos argumentos em uma notícia. Além de ler com proficiência, a criança letrada também se comunica com flexibilidade, escreve redações coerentes, envia mensagens objetivas, tem vocabulário amplo e argumenta com lógica.

Esses são alguns itens que a família pode observar para avaliar o nível de letramento.

Como um curso focado nos letramentos pode impactar no futuro de uma criança?

A empregabilidade em tempos de expansão da inteligência artificial vai exigir habilidades que vão muito além do diploma. As crianças precisam compreender, analisar, criticar, aplicar e produzir textos de diferentes gêneros de modo competente para ampliarem o relacionamento com a informação. Em 2030, segundo dados do Future of Jobs Report 2023, as pessoas mais bem sucedidas serão as capazes de analisar dados e pensar criticamente. Serão ágeis em se mover no mercado de trabalho levando consigo um conjunto de habilidades para lidar com novos problemas com imaginação e segurança. O pensamento crítico será uma necessidade premente do mercado, pois ele impacta diretamente na avaliação de problemas e na adaptação às mudanças constantes e, infelizmente, nada disso é aprendido na escola.

Qual é a proposta do programa de leitura que você desenvolveu?

A proposta do programa é baseada nos multiletramentos. Entendemos que a leitura é uma ferramenta para a resolução de problemas. Algo que serve para o desenvolvimento integral do ser humano, da sociedade e do planeta.  Daí o nome “Tools”.

Como isso funciona na prática?

A criança, a partir dos 9 anos, é inserida na plataforma interativa em um dos programas do Cuca Leitora, de acordo com o nível de proficiência.  No ambiente virtual, ela encontra textos de diferentes gêneros e modalidades, como romances, contos, crônicas, artigos, documentários, animações, filmes, palestras entre outros.  Deve ler o texto da semana e fazer uma atividade por dia sobre ele. As tarefas são diversificadas, como games, desenvolvimento de análises, argumentos e participação em debates. Uma vez por semana, a criança participa de um encontro comigo, que pode ser presencial ou por meio de videoconferência. O ambiente da escola foi pensado para encantar e envolver os pequenos com o universo ficcional, explorando livros, jogos e músicas de qualidade.

O que a família pode esperar como resultado?

A criança plenamente letrada apresenta avanços em diversas áreas da vida. A proposta do projeto é promover o letramento pleno, para o desenvolvimento pessoal, acadêmico, profissional e social. Isso acontece porque o aperfeiçoamento da leitura garante a ampliação do repertório sociocultural e a liberação da criatividade, formando indivíduos mais preparados para compreender o mundo e resolver problemas.

A criança que troca a tela pelo livro aprende com mais prazer e autonomia e gosta de pesquisar. É capaz de tomar decisões bem fundamentadas e éticas. Também há mudanças visíveis no comportamento. Quando aprende a pensar criticamente, a criança tende a respeitar as opiniões divergentes e a ter mais empatia. Além disso, quem lê bem se comunica com clareza, coopera e se posiciona com assertividade quando trabalha em grupo. Enfim, ler bem favorece o desenvolvimento das demais habilidade cognitivas e socioemocionais.

Para saber mais sobre este projeto onde as pessoas podem pesquisar?

No site toolsmultiletramentos.com.br as famílias podem encontrar maiores detalhes sobre o projeto ou por meio do WhatsApp  (17) 99621-0531.