SOBRIEDADE JÁ

2341
Carlinhos Marques - Presidente Fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai

NÃO COMETERÁS ADULTÉRIOS

Tinha um senhor que vendia leite de casa em casa aqui na cidade, e dizem as más línguas que ele misturava água no leite para vender.

Pois é, o nosso leiteiro adulterava o leite.

E existe um mandamento na lei de Deus que diz: “Não cometer adultério, acontece que a gente se remete automaticamente só a sexualidade.”

Mas adulterar, é alterar a essência, é falsificar.

Aí com certeza você vai se lembrar da mulher pega em adultério da Bíblia.

Olha, se jogarmos um olhar mais demorado à cena, vamos ver que o adultério do homem que estava com ela foi maior, claro que os dois erraram, mas o propósito dela, por circunstâncias, sei lá, era ser prostituta, e ela estava ali sendo prostituta, todo mundo sabia, já o homem a essência era ser esposo, ser fiel, ele se propôs a isso, mas misturou água na essência dele.

Você também comete adultério quando não é a essência que Deus quer de você.

OS MEIOS JUSTIFICAM OS FINS

Um ditado popular diz, que os fins justificam os meios, sinceramente eu penso que serão sempre os meios que irão justificar os fins.

Quando você imagina que vale qualquer coisa pelo seu objetivo, qualquer atitude se justifica, ou seja, faço o que for preciso, seja o certo ou o errado, você está determinando sua forma de viver.

São os meios que você usa no meio da vida, que irão determinar sua colheita, e aí meu caro, a máxima de que se colhe o que se planta é implacável.

Outro argumento forte de que nenhum fim se justifica o meio, é que nós, seres humanos, filhos de Deus, não fomos criados para um fim, para acabar, mas para um renascer contínuo.

Então reveja se os teus meios justificam uma vida que nem a morte pode dar fim, se seus meios justificarão a eternidade.

QUER A VISTA OU PARCELADO?

Na cultura financeira, principalmente do brasileiro, não se pode ver nada parcelado em 10x que se compra, às vezes, até sem precisar.

É a ânsia de ter, sem ser dono, e até sem merecer.

Me desculpe, mas um carro comprado em 48x ainda não é seu.

Tá bom, com relação a bens, a coisas, as pessoas se viram, renegociam, devolvem, mas isso pode provocar no inconsciente a ideia de que: “Se eu quero agora eu posso.”

E aí para conseguir, se faz de tudo, mente, promete, se corrompe o caráter.

Minha conclusão é a seguinte: caráter, bons hábitos, a verdade, são moedas de investimentos pagos antecipado, você pratica agora e vai colhendo durante a vida.

Agora a mentira, a hipocrisia é como a entrada que se dá numa compra, até te beneficia na hora, mas vai te custando caro durante a vida toda, te cobrando juros a ponto de uma hora, se tornar impagável.

PAZ DA CIÊNCIA, OU A CIÊNCIA DA PAZ?

Quando comecei a aprender música, tinha muita dificuldade pra afinar violão, meu avô afinava pra mim, lembro dele encostando o ouvido bem pertinho das cordas e sentindo o som, disse sentindo não só ouvindo.

Hoje qualquer violão já vem com um afinador eletrônico, não precisa saber afinar, isso me fez pensar, como estamos perdendo a sensibilidade, se ouve as notas, mas não se sente, e aí gente, notas desafinadas da vida, passam despercebidas também.

A percepção que qualifica sentimentos está rasa, o tato, o cheiro, o sentir estão perdendo espaço.

Veja o risco disso, Deus não se vê, Deus se sente, e com essa incapacidade de se sentir, Deus vai ficando menos perceptível, para visão de um mundo insensível.

Precisamos da paciência, que traz a ciência da paz, onde o silencio fala alto, e os olhos fechados enxergam longe.

E VOCÊ AÍ SE ACHANDO O BOM…

Quais seriam seus critérios para definir uma pessoa boa?

Provavelmente diria: “Ah fulano é bom, ele faz caridade, ajuda o próximo,”

Tá, mas esse é um critério social de bondade, nunca será a bondade plena.

Outro equívoco sobre bondade, é se pensar assim: “Ah fulano é muito bom, ele aceita as pessoas como elas são.”

Esse é o critério mais perigoso, e muito usado em certas religiões por aí, usam o discurso que Deus por ser bom, aceita todos como são, não é verdade, Deus recebe todos como estão, e isso é diferente, senão seria inútil a vinda de Cristo, Ele veio justamente para mudar o homem, para que morra o homem velho e nasça o homem novo, para se tornar melhor, e não o bom, pois o próprio Jesus disse: “Bom é só o Pai que está  no céu.” (Mc 10:18)

Por Carlinhos Marques

Presidente Fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai, que acolhe dependentes químicos desde 2005 de forma voluntária e gratuita, idealizador do projeto “Sobriedade Já”

Informações

contato@novosinai.org.br

www.novosinai.org.br

@novosinai

@carlinhosmarques_novosinai