SOBRIEDADE JÁ

3177
Carlinhos Marques - Presidente Fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai

OS INDESEJADOS NO CÉU E NO INFERNO

Tem um termo que, sinceramente me incomoda, são pessoas dizendo: “Ah eu sou católico, mas não praticante.”

E com o crescimento protestante, também aparece os protestantes não praticantes.

Veja, esse não praticante, sinceramente me soa como uma certa indiferença, falta de convicção, concorda?

Então lembrei de um trecho da Divina Comédia, de Dante, que fala de um grupo de, que vamos dizer assim, serão indesejados tanto no céu como no inferno, são pessoas que não assumiam a fé com atitudes, não se posicionaram, talvez sejam os mornos, que diz o apocalipse, que não teriam lugar no céu, mas também seriam indesejados no inferno, afinal de contas quando lhe era conveniente, exaltavam a Deus, e o chefe do inferno é inimigo de Deus, logo o inferno seria desconfortável, também pra esse cidadão.

Lógico que tem toda uma fantasia aí, mas é um recado, para os não praticantes: “Olha, você não está agradando a lado nenhum.”

PASSADO E FUTURO, USE-OS BEM NO PRESENTE

Deixa te perguntar: você se agrada mais, pensando nos planos que tem para o futuro, ou lembrando suas histórias do passado?

Por mais que temos convicção que só temos o hoje, quase 100% dos nossos problemas estão ou no passado ou no futuro…

Passado trazendo culpa, futuro trazendo ansiedade, e nem um dos dois pode ser acessado hoje.

É lógico que não estou falando aqui, de uma irresponsabilidade e indiferença com o ontem nem com o amanhã, mas se trata de ter sabedoria e paciência para esperar o futuro sem perder os sonhos, e não deixar a ansiedade te fazer não saber esperar.

Você precisa fazer amizade o tempo, porque os ainda jovens acham o futuro longo demais, já os mais velhos, acham o passado curto demais.

Use bem o seu passado e o seu futuro, no seu presente.

CUIDADO COM A MENTIRA BEM-SUCEDIDA

Você nunca será bem-sucedido com uma mentira, mas uma mentira pode ser bem-sucedida em você.

E o que é uma mentira bem-sucedida? É uma mentira aceita.

Não tem jeito, o único antídoto, para a mentira, é a verdade.

Você sabe, uma mentira contada várias vezes, ou por muita gente, até vira consenso, mas nunca verdade.

O teu ouvido tem uma reação lógica quando recebe uma informação, mas essa lógica, vai depender do nível de verdade que você tem.

Essa verdade, vai funcionar como um filtro, e as mentiras mesmo em doses gigantes, não vão te contaminar.

Fique atento e se pergunte: Isso é plausível, ou estou acreditando porque ouvi várias vezes?

E não se esqueça que O Deus feito homem, ou o Homem feito Deus, como você quiser, disse bem claro: Eu sou a verdade!

PALAVRA DE REI NÃO VOLTA ATRÁS

Um rei preocupado com a quantidade de crimes no seu reinado, baixou uma norma: quem fosse pego em delito, teria seus olhos arrancados.

Numa determinada, situação os guardas chegaram com um jovem pego roubando, apresentam ao rei, e o rei disse: palavra de rei não volta atrás, quero dois olhos nesse prato, aí um dos guardas disse: majestade, mas o ladrão é seu filho.

Que você faria?

Se não arrancasse diriam, o rei não tem palavra, se arrancasse iam dizer, não tem misericórdia nem do filho, então o rei disse: São dois olhos que a lei exige, podem arrancar os meus olhos.

Esse rei juntou, soberania com o amor de pai.

Deus fez a mesma coisa, o preço do pecado do homem é a morte, então Deus se fez homem através de seu filho, veio e morreu no nosso lugar.

QUEM SOU EU PARA NÃO DAR CERTO?

Questiono os meninos aqui na comunidade, o porquê se alguém na rua chama ele de drogado, pinguço, eles ficam bravo, sendo que lá no íntimo, na hora que olham com sinceridade para o espelho, acabam dizendo mesma coisa, com outras palavras, enfim acabam concordando com o rótulo.

Obedecida as proporções, vê se você não faz igual?

Alguém te ofende na rua com algum adjetivo que você não gosta, já fica bravo, parte para cima, mas lá com a cabeça no travesseiro, meditando, muitas vezes você concorda com a ofensa, na rua se tem medo de ser inadequado, mas na autoavaliação presta atenção se você não anda se perguntando: quem sou eu para dar certo. Que tal se perguntar: quem sou eu para não dar certo?

Eu te respondo: Você é filho de Deus, filho do céu, e isso basta, você já deu certo. 

Por Carlinhos Marques

Presidente Fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai, que acolhe dependentes químicos desde 2005 de forma voluntária e gratuita, idealizador do projeto “Sobriedade Já”

Informações

contato@novosinai.org.br

www.novosinai.org.br

@novosinai

@carlinhosmarques_novosinai