SOBRIEDADE JÁ

3112
Carlinhos Marques - Presidente Fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai

SEJA BEM ENGRAÇADO

A graça divina é normalmente associada às bênçãos, a favores de Deus.

Mas quero fazer uma brincadeira com palavras, para dizer de forma séria, que uma pessoa cheia da graça divina, é uma pessoa engraçada.

Não estou falando só do humor, mas também é.

Uma pessoa cheia da graça divina, é alegre, alegra os outros, vê o lado mais leve da vida, faz de momentos comuns, momentos cheios de graça.

Você se acha engraçado?

Tem uma mulher que ouviu de um anjo: “Tu és cheia de graça!”

Maria a mulher escolhida por ser cheia de graça, e cheia de graça por ter sido escolhida.

E quem não gosta de ficar perto de alguém cheio de graça, de alguém engraçado?

Se abra para o bom humor, mas se abra principalmente para a graça divina, isso te fará uma pessoa engraçada por completo.

A VAIDADE DA SANTIDADE

Pessoas que buscam santidade, muitas vezes se perdem na vaidade desta suposta santidade.

Se dedicar às virtudes, viver uma vida exemplar, ter conexão profunda com Deus, é louvável.

No entanto, é importante questionarmos até que ponto essa busca pela santidade está contaminada pela vaidade, um desejo de ser notado e admirado por isso.

Esse tipo de vaidade, se manifesta de diferentes maneiras. Pode ser através da ostentação de práticas religiosas, de exibir publicamente atos de caridade, realizar rituais com o intuito de impressionar os outros.

Os vaidosos pela sua suposta santidade, se julgam superior aos outros, e condenam aqueles que não são iguais.

A vaidade da santidade é uma hipocrisia.

Se vigie, não deixe que a vaidade atrapalhe seu verdadeiro interesse pela santidade.

Ah só para lembrar, a mão direta não precisa saber o que a esquerda faz.

VOCÊ FALA PORQUE TEM ALGO A DIZER, OU POR QUE QUER DIZER ALGO?

Existem diferentes motivos pelos quais as pessoas sentem a necessidade de falar.

Uns falam, porque realmente tem algo a falar, outros falam simplesmente porque querem falar algo.

Os que só querem falar algo, falam simplesmente porque querem ser ouvidos, participar do assunto da roda.

Precisamos falar quando realmente temos algo a dizer, quando temos informações relevantes, entendimento sobre o assunto, a nossa fala tem que contribuir para enriquecer o debate.

Falar só para ser ouvido, por uma necessidade de aceitação, ou de se conectar com o grupo, pode ser só uma busca de se validar a presença no meio da roda.

Todos têm direito de expressão, mas ao abrir a boca, nossas palavras impactam pessoas.

Jesus usou as palavras e anunciou o amor, Jesus o verbo encarnado trouxe a verdade, que nosso verbo, seja também uma encarnação da verdade de Jesus.

ATRAVESSAR O MAR VERMELHO NADANDO…

É impressionante nossa insegurança diante dos convites que Deus nos faz.

Parecido com o povo hebreu, perdido no deserto, andava em círculos, simplesmente por preferir ignorar a rota certa.

No Êxodo, eram cerca de 2 milhões de pessoas buscando liberdade, mas as dúvidas, a falta de fé, atrasou a chegada deles a terra prometida.

Aliás, é bem provável que ali, diante do mar vermelho aberto a frente deles, alguns preferiram não se arriscar.

Parecido com a gente hoje, temos medo de entrar mar adentro, o barulho das ondas, a própria insegurança de que, por quanto tempo as águas vão ficar afastadas, faz a gente duvidar dos convites que Deus nos faz.

Confiamos mais em nossos limites, do que na providência divina, e pasme diante do mar vermelho aberto por Deus a nossa frente, preferimos arriscar e atravessar nadando.

A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

A teologia da prosperidade é no mínimo controversa, é que ela enfatiza a ideia de que a fé em Deus leva à prosperidade financeira.

Quem defende essa linha, acredita que, a fé nas promessas divinas, serão recompensados com bênçãos materiais, e citam versículos bíblicos isolados para justificarem.

Na verdade, ela distorce o verdadeiro propósito da fé cristã, porque coloca foco nas riquezas materiais e deixa de lado questões como caridade, justiça social e a busca pela santidade.

A ideia de que a fé em Deus automaticamente leva à prosperidade, acaba inclusive julgando, como que dizendo, que os que não são prósperos, é porque não tem fé, ou pior, estão sendo punidos por seus pecados, será?

Não é questão de se viver na miséria, mas é bom lembrar que Jesus disse, não ter lugar nem onde recostar a cabeça.

Por Carlinhos Marques

Presidente Fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai, que acolhe dependentes químicos desde 2005 de forma voluntária e gratuita, idealizador do projeto “Sobriedade Já” 

Informações

contato@novosinai.org.br

www.novosinai.org.br

@novosinai

@carlinhosmarques_novosinai