DEUS MUDARIA SEUS PLANOS POR VOCÊ?
Deus seria capaz de mudar seus planos, por causa de um pedido seu?
Sinceramente não, aliás, a gente reafirma no Pai Nosso, para que seja feita sempre à vontade Dele.
Mas então, seria inútil nossas orações pedindo alguma coisa a Deus?
Veja bem, quando você conversa com amigos sua intenção sempre é de pedir alguma coisa?
Podemos passar horas falando com amigos sem lhe pedir nada.
Orar é a mesma coisa. É manter, aumentar nossa intimidade com Deus.
Cuidado, pode haver tanto nas suas conversas com pessoas, e até com Deus, um desejo de impor a sua opinião, e pasmem, tentar mudar os planos de Deus, beira à loucura.
Sua oração não muda a vontade de Deus, mas te transforma, te aproxima do divino, demonstra sua dependência.
Que nossa fala com Deus, seja de gratidão, Ele sabe de tudo.
DÊ O SUFICIENTE PARA TER ABUNDÂNCIA…
Tem uma citação no evangelho de João, que nos exorta qual tipo de vida que devemos ter. Coincidência ou não, claro que não né?
Está exatamente em João 10:10, capítulo e versículo 10, o número da nota máxima, o tipo isso é dez, você é dez, que diz: “Quero que tenhais vida, e vida em abundância.”
Se nascemos temos vida, todos tem, mas Ele enfatiza, “vida em abundância”.
Nem pequena, nem mais ou menos, nem rasteira.
O que a gente não pode é confundir abundância, com excesso, com exagero.
No contexto bíblico, a abundância está ligada a suficiência, tanto material como afetiva.
Mas de todos, abundância para uns e carência para outros.
Não é a vida em abundância que Jesus nos deseja, colabore com a suficiência do outro, se dando, porque sua abundância, pode estar comprometendo a carência de alguém.
IGREJA, A HOSPEDARIA
Existe uma sequência lógica entre o anúncio, que muitos chamam de conversão, até o paraíso.
Vou fazer aqui um paralelo do bom samaritano, ele acolheu o homem na estrada e o levou para a hospedaria.
Veja, o tirar da estrada, o limpar as feridas, é o anúncio, levar para a hospedaria, nesta minha interpretação, seria levar para a igreja.
É um engano, ideias modernas de que a igreja é dispensável.
Olha, se você estiver procurando, uma igreja com gente perfeita para começar a frequentar, não entra não, você vai deixá-la imperfeita, só entenda que a igreja, é a hospedaria que Deus confiou depois de nos tirar da estrada.
Existe uma ligação entre Deus e “essa hospedaria”, tudo ligado e desligado, conforme nossas necessidades, a ponto de Jesus dizer: “Cuide deles, quando Eu voltar, caso tenha ficado alguma dívida, eu pago.
CARÊNCIAS, SUPRIR OU CURAR?
Nossas carências precisam ser curadas, e não supridas, vou repetir: carências não existem só para serem supridas, carência existem para serem curadas.
Seja material ou emocional tem de ser cuidada.
Caso o objetivo for só suprir, dificilmente o limite humano vai se dar por satisfeito, e vira uma compulsão, compra, ganha, mas a sacola da carência nunca enche.
Mas uma pergunta básica pode te ajudar, pergunte-se: “Isso eu quero, ou isso eu preciso?”
Você vai perceber o quanto de querer, existe sem verdadeiramente se precisar.
E num momento de sentimentos extremamente líquidos, a gente compra hoje, para suprir nossa carência de amanhã, e entrar em crise novamente depois de amanhã.
Cure suas carências, colocando-as na sacola de necessidades, mas principalmente entendendo e vivendo o que disse Santa Teresa Dávila: “Nada te angustie, nada te perturbe, quem tem Deus nada falta, só Deus basta.”
BRILHAR COMO A LUA
A facilidade em expor opiniões, via rede social, de se chegar muito fácil no outro, tem feito aparecer pretensos formadores de opinião que usam da história cristã para criar suas narrativas.
Infelizmente com interesses pessoais, se intitulam pastores, e nem se preocupam em esconder a vontade que todos vejam sua luz própria.
Da mesma forma que o sol e a lua brilham, mas apenas o sol tem luz própria, o comunicador do evangelho deve refletir a luz de Cristo, sem meias palavras, sem penumbras, sem névoas.
Tenha certeza, se você entrar em uma igreja por causa de homens, logo sairá por causa desses mesmos homens, quando eles revelarem seus crepúsculos.
A luz de Cristo só é capaz de refletir através de quem se deixa refletir por ela, e não por quem faz de tudo por ter sua luz própria.
Por Carlinhos Marques
Presidente Fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai, que acolhe dependentes químicos desde 2005 de forma voluntária e gratuita, idealizador do projeto “Sobriedade Já”
Informações
contato@novosinai.org.br
@novosinai
@carlinhosmarques_novosinai