SOBRIEDADE JÁ

3150
Carlinhos Marques - Presidente Fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai

A HUMILDADE GERA OBEDIÊNCIA

Olhe isso! O mal nunca será humilde.

Ele pode tranquilamente ser belo, atraente, até justo, ou demonstrar justiça, mas nunca será humilde.

E um dos frutos da humildade, é a obediência.

Obedecer às vezes vai contra nossa opinião, é quase um sacrifício ser obediente, e aí fica inevitável não trazer aqui a rebelião dos anjos celestes.

Lúcifer revestido de arrogância, e falta de humildade, a consequência foi: desobediência.

Mas o bom é que o inverso também é verdadeiro, a obediência e a fé acabam fazendo parte do mesmo pacote, porque quem obedece a Deus é porque confia em Deus, e quem confia em Deus automaticamente o obedece.

Das figuras bíblicas Maria é a maior expressão de humildade, por isso ela pode dizer a frase mais plena de obediência: “Eis aqui a serva do Senhor.”

IMPOSSÍVEL ENSINAR ALGUÉM QUE ACHA QUE JÁ SABE

A gente inaugura de forma muito precoce, o definitivo na nossa vida.

Aliás, acho que o definitivo sempre será precoce. Muita pouca coisa deve ser definitiva em nós, e infelizmente o saber, é o que a gente encerra mais cedo.

Chega nos 15, 16, 18 anos, acha que sabe tudo, e perdemos um dos maiores prazeres da vida que é aprender. Até admitimos que queremos aprender, mas dificilmente a gente aceita que alguém nos ensine. E aí a tal frase que os inteligentes aprendem com seus erros, eu prefiro ser sábio e aprender com o erro dos outros.

Mas, pra isso preciso deixar que o erro do outro me ensine.

Olha, aprender é sempre a melhor decisão, mas é muito difícil ensinar alguém que acha que já sabe, seja lá o que for.

QUANTO DEIXOU STEVE JOBS?

Numa entrevista com responsável pela herança do Steve Jobs, um dos homens mais ricos do mundo, foi perguntado: “Quanto ele deixou?”

Ele pensou, pensou e disse: “Ele deixou tudo.”

Simples assim! Tudo! O valor não fazia nenhuma diferença.

Numa outra entrevista com um Prêmio Nobel de Literatura, lhe perguntaram: “O Senhor que já ganhou muito dinheiro e fama, o que mais lhe falta?”

E numa outra resposta sábia, ele disse: “Me falta tempo.”

Exatamente isso, era um senhor de 88 anos, e sabia que tempo pela frente, ele teria pouco.

A maior fortuna, tempo! Como você gasta essa sua fortuna?

Porque o tempo, sempre será curto pra quem está esperando, longo pra quem está triste e curto pra quem tá alegre, mas será eterno para os que amam… então aproveite seu tempo, amando.

LIMITE

A palavra limite sempre soa com um ar de censura, até uma certa imposição de quem tem autoridade.

Mas a gente precisa ter um olhar positivo sobre a ideia de limites, um exemplo rápido: um rio sem as margens, que no caso representa seu limite nas laterais ele não seria rio, seria um terreno alagado, só barro né?

Mas até pelo medo de se atribuir limites, principalmente pais, até professores, estão formando pessoas sem conteúdo, sem leito como tem o rio, acaba tudo saindo pelos lados.

E está cada vez mais comum, tentar passar às pessoas que não há limites, livros, filmes, coach, também tentam passar que o ser humano não tem limites, que o pensamento positivo pode levar ao alcance do impossível, enxergar limites não é limitar tua capacidade de ir para o alto, mas saber que não será voando.

JORNAL DA SEMANA QUE VEM…

O rapaz entra todo empolgado no avião, e tem como companheiro do lado um senhor bem mais velho. E uma coisa incomodou demais aquele rapaz durante a viagem.

Aquele senhor, praticamente o tempo todo fazia a leitura da bíblia, já não se aguentando disse: “Sinceramente o senhor não se cansa desse livro antigo, ultrapassado?”

O homem até tentou argumentar, mas o rapaz no alto de sua arrogância disse: “Estou indo para faculdade Harvard, a melhor do mundo, li muito pra entrar lá.”

No fim da viagem, o homem entregou um cartão ao rapaz e disse: “Vamos nos encontrar lá, a muito anos sou professor titular em Harvard.”

Pois é conhecimentos medianos, podem te afastar de Deus agora, conhecimento profundo te aproxima, e pode ter certeza, as Santas Escrituras são mais atuais que um jornal da semana que vem.

Por Carlinhos Marques

Presidente Fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai, que acolhe dependentes químicos desde 2005 de forma voluntária e gratuita, idealizador do projeto “Sobriedade Já”

Informações
contato@novosinai.org.br
www.novosinai.org.br
@novosinai
@carlinhosmarques_novosinai