Quaest: 60% não veem Flávio Bolsonaro como melhor candidato da direita; 46% não consideram Lula melhor nome da esquerda 

19
Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) — Foto: Ricardo Stuckert e Vittor Sales

Pesquisa encomendada pelo jornal “O Globo” e pela Globo foi divulgada nesta quarta-feira (2).


Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (2.set) mostra que a maioria dos eleitores, 60%, não vê o senador Flávio Bolsonaro (PL) como o melhor nome da direita para disputar as eleições presidenciais de 2026. Outros 33% disseram que Flávio é o melhor candidato desse campo político.

Diante da mesma pergunta sobre o presidente Lula (PT), que tenta a reeleição, 49% disseram que o petista é o melhor candidato que a esquerda poderia ter. Outros 46% disseram que Lula não é o melhor candidato da esquerda.

Veja os números:

Flávio é o melhor candidato que a direita poderia ter?

  • Não: 60%
  • Sim: 33%
  • Não sabe ou não respondeu: 7% 

Lula é o melhor candidato que a esquerda poderia ter? 

  • Sim: 49%
  • Não: 46%
  • Não sabe ou não respondeu: 5% 

A Quaest entrevistou 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o país, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como BR-07065/2026. 

*Com informações do g1