Precisamos de mais determinação para vencer o impossível

143
Alberto Martins Cesário, professor e escritor - Foto: Reprodução

Professor Alberto Martins Cesário (Instagram @alberto.prof)

Nenhum objetivo será realizado milagrosamente. Portanto, é preciso se arriscar e tomar coragem para tentar. Deixe o medo de lado e coloque a coragem como seu principal guia! Acredite que tudo é possível se você tentar!

Até alguns dias atrás eu pensava que havia coisas impossíveis de se realizar. Quantas vezes parecia que por mais que eu tentasse, não saia do lugar. Uma angústia tomava conta de mim e a única solução que me vinha à cabeça era desistir.

Você já esteve ou se encontra neste estado de espírito nestes últimos tempos? Não sabe como encarar esse sentimento sem abandonar seu objetivo? Então leia até o final, pois, vou compartilhar algumas coisas que estão me ajudando a pensar melhor sobre isso!

Intuitivamente, todo ser humano desiste antes mesmo de tentar quando acredita que algo é impossível. Mas conseguir realizar o que para muitos é impossível nos leva a obter um resultado positivo diante de uma situação bem, bem desfavorável. Fazer o impossível trata-se de realizar algo grandioso ou dificultoso apesar dos poucos ou quase nenhum recurso. Gente, vocês não imaginam tudo o que somos capazes de fazer. O fato é que, para quem só vê o lado negativo da coisa, até as coisas absolutamente palpáveis se tornam demasiadamente distantes. Então para conseguir mais na vida, o primeiro passo é alterar um padrão de pensamento, mudar “a chave” do negativo para o positivo e verá que vai ser um grande começo.

Desse contexto, bem particular, pois, essa atitude cabe da iniciativa de cada um, se estende a todas as pessoas, toda profissão, essa decisão de determinar o que é possível ou impossível para chegar ao objetivo traçado depende exclusivamente de você. Aliás, talvez você não saiba, caro leitor, querida leitora, mas eu mesmo já fui obrigado a desistir de muitas coisas nesses meus quase quinze anos de professor por achar que não era capaz, passei por tempos difíceis, quase desisti da profissão. Mas contei com o pensamento positivo, ajuda de verdadeiros amigos e principalmente, muita fé para chegar até aqui, e, olha, valeu muito a pena.

Tenho percebido cada vez mais que a obrigação de fazer nos afasta do prazer de tentar e criam-se fardos que não gostamos de carregar. Mas quando é feito com amor não vê fim, pois a cada término há um recomeço e uma nova vitória para comemorar. Esse sentimento transformador é o segundo passo que prova que o impossível pode ser apenas um deslize de concepção.

Cresci ouvindo que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, ou seja, ser resistente e persistente te ajuda a vencer qualquer obstáculo. É aquela história, de tanto tentar algo chegamos lá!

E então penso quantos de nós hoje estamos no limite, fazendo o impossível para sobreviver com um salário mínimo por exemplo, quantos colegas professores tendo que dobrar sua jornada de trabalho poder receber um salário justo, quantas pessoas vivendo e realizando o impossível tentando construir seus sonhos, conquistando o improvável vencendo os limites impostos, escalando montanhas de problemas para encontrar as soluções e conquistando o impossível pela fé, trabalho duro mostrando para tantos que o impossível é assim até alguém realizá-lo e mostrar que é possível.

Quero concluir esse pensamento, dizendo que pessoas valorosas como as que sabem enfrentar o impossível, entendem que não existem desafios intransponíveis. Elas parecem ouvir sem nenhuma dificuldade aquela vozinha que vem lá do fundo do coração, aquela que indica os caminhos do belo, do justo, do bem, do verdadeiro. Esse é o terceiro passo para vencer, ouvir aquela voz interior que sussurra em seu coração que o impossível está na ausência de paciência, que o tempo não se limita a obedecer a nossa vontade, mas ele é um ser próprio que se encarrega de colocar todos os pontos no lugar.

Tudo acontece exatamente na hora em que deve acontecer. Por isso, se você tem paciência, nada é impossível.

Todo dia é dia de enfrentar o impossível, meu amigo, minha amiga. Todo o dia é dia de tentar mais uma vez, mesmo sem apoio ou recursos. Entenda que estamos sob a regra de que a vida continua, e, acredite, essa noção de que as coisas seguem seu curso pode funcionar como uma proteção. Afinal, apenas quando chegamos no limite, cansados de tudo mesmo, as soluções que até então vinham sendo adiadas se tornam urgentes. E essa nova condição pode ser o motivo que nos leva à uma solução criativa, como dizem por aí, é quando a água bate que aprendemos a nadar.

Quem não sabe enfrentar o impossível não faz ideia do que é ouvir a voz do coração, tampouco o que é confiar na capacidade que tem. Deixo então um bônus aqui, fique longe de pessoas que desistem fácil das coisas e ficam arrumando desculpas ao invés de buscar soluções. Pessoas assim só sabem dizer coisas negativas, não se esforçam para vencer e ainda fica persuadindo outras pessoas a desistir de seus propósitos.

Então blinde-se o quanto antes para que, quando alguém assim tentar e pode ter certeza de que ela vai tentar, você esteja preparado para não se abater.

Todo ser humano, infelizmente, é continuamente desafiado a enfrentar o impossível, quantas famílias que têm cotidianamente lutado contra diversos acontecimentos, sobrevivendo, resistindo e superando dia após dia o impossível. Não consigo expressar como isso é triste nossa realidade, mas tenho uma certeza, esse quadro só irá mudar por meio da educação, agora aliada e integrada à tecnologia.

Tome atitude, dê um passo adiante na corrida em busca de uma realidade melhor para você e sua família. Acredite, você consegue, por meio do estudo, efetivamente fazer algo a fim de não se sentir lutando contra o impossível para sempre. Tudo nesta vida tem seus limites e limitações, cabe a cada um elaborar um plano para superá-los dentro da realidade e condições de cada um. Como toda fase, está também vai acabar e outra se iniciará.

Enfim, meu amigo, minha amiga, não desanime ao se sentir tendo de vencer o impossível todos os dias. Eu, na minha profissão, estou fazendo o impossível para que também meus alunos, com os recursos que tem, consigam estudar e se tornar pessoas melhores que sejam capazes de melhorar o mundo. Eu acredito no potencial da ajuda mútua e na transformação que essa sinergia pode produzir.

Então vamos juntos, vencer o impossível, conquistar nosso espaço, extraindo o sucesso na capacidade de cada um!

É fato que nem sempre as nossas tentativas de vencer darão certo, mas é preciso determinação e muita força de vontade para continuar em frente perseguindo seus objetivos. Seja sempre capaz de acreditar em si mesmo e busque realizar seus sonhos e planos, esperando pelo impossível, mas só depois de termos feito tudo o que nos foi possível realizar com amor, muita luta e fé. Precisamos de cada dia mais determinação para enfrentar os desafios e enfim vencer.