Mais de 1,6 milhão de kWh de energia são furtados em 15 cidades da região em 2025

29
Mais de 1,6 milhão de kWh de energia são furtados em 15 cidades na região em 2025 — Foto: Energisa/Divulgação

Energisa aponta 304 irregularidades em Adolfo, Borborema, Catanduva, Catiguá, Elisiário, Irapuã, Itajobi, Marapoama, Mendonça, Nova Aliança, Novais, Novo Horizonte, Sales, Tabapuã e Urupês. Prejuízo ultrapassa R$ 1,3 milhão.


Mais de 1,6 milhão de quilowatt-hora (kWh) de energia foram furtados em 15 cidades da região de Catanduva/SP ao longo do ano de 2025. A informação foi confirmada pela concessionária responsável pelo serviço.

Segundo a Energisa, foram confirmadas 304 irregularidades nos municípios de Adolfo, Borborema, Catanduva, Catiguá, Elisiário, Irapuã, Itajobi, Marapoama, Mendonça, Nova Aliança, Novais, Novo Horizonte, Sales, Tabapuã e Urupês/SP.

Ainda conforme divulgado pela concessionária, a quantidade de energia desviada é suficiente para abastecer 8.256 famílias durante um mês.

Devido aos furtos, os custos de energia desviada são rateados nas faturas de todos os clientes, conforme determinado pela legislação. Na região de Catanduva, o crime gerou um prejuízo financeiro que ultrapassou R$ 1,3 milhão no ano passado.

Para evitar esse tipo de situação, a concessionária informou que investe em sistemas de inteligência artificial com a finalidade de intensificar o monitoramento em suspeitas de ligações clandestinas e adulteração de medidores em residências, comércios e indústrias.

Ao constatar indícios de irregularidade, a fornecedora do serviço aciona as polícias civil e militar.

*Com informações do g1