Ferrovia Votuporanga SP – Linha-tronco – km 302,811 (1960) – SP-2979

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Locomotiva número 2 a vapor 4-4-0 (Estrada de Ferro Araraquara) EFA. (Foto Acervo Diário de Votuporanga.

VOTUPORANGA:

  1. Araraquara (1944-1971)

FEPASA (1971-1998)

Linha-tronco – km 302,811 (1960) – SP-2979

Altitude: 504 m

Inauguração: 10.12.1944

 

@DaniloCamargo

HISTÓRICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.

Estação Ferroviária de Votuporanga décadas de 50/60 (foto Acervo Diário de Votuporanga)

A ESTAÇÃO: Depois de estudos que tinham como opção a passagem da linha da E. F. Araraquara por Neves Paulista e Monte Aprazível, mais ao sul, ou por Tanabi e Alvares Florence, mais ao norte, a ferrovia acabou passando pelo meio dos dois espigões, atingindo Votuporanga em 1944.

A estação foi inaugurada em dezembro de 1944, segundo o relatório da EFA, ou em 5/5/1945, segundo o professor votuporanguense, José Carlos Rossato.

A cidade, que já tinha mais de cinco anos nessa época, foi beneficiada pois a linha ali ficou parada por quatro anos, quando em 1949 foi aberta a estação seguinte (Valentim Gentil).

Com isso, vinha muita gente e também carga de toda a região para ali pousar e embarcar, o que facilitou um rápido crescimento da cidade. Teria sido esse prédio, aberto na inauguração da estação, o atual? Ou seria, mas ainda sem estar completado? O fato é que, em 18 de janeiro de 1946, em reportagem da Folha da Manhã, escrevia-se que a plataforma de embarque aparentemente não tinha cobertura: “Faz-se sentir a necessidade da construção de um abrigo na estação ferroviária local, para proteger, nos dias chuvosos, os passageiros que permanecem à espera da partida dos trens”.

Em abril de 1958, a linha de bitola larga atingiu a cidade, tornando a viagem para São Paulo menos demorada. Nessa época, era feita a troca de composições na estação, pois a bitola métrica ainda permaneceria além de Votuporanga até 1962, quando chegou a larga até a estação final da linha, Presidente Vargas, em Rubinéia.

Mapa ferroviário das estradas de ferro de São  Paulo