
Orquestra de Pereira Barreto e banda de Rio Preto protagonizam a noite de estreia, que reúne também talentos locais e apresentações estudantis em programação que perpassa música, dança e tradição.
@caroline_leidiane
A abertura da Festa das Nações 2026, em Votuporanga, será conduzida por uma combinação de potência instrumental e repertório popular. No dia 10 de abril, a partir das 19h30, no Centro de Eventos “Helder Henrique Galera”, a Orquestra de Sopros e Percussão Facmol, de Pereira Barreto, sobe ao palco com um espetáculo que articula técnica, formação musical e presença cênica. Na sequência, a Banda GPlay, de São José do Rio Preto, assume a noite com um set que percorre o rock clássico, o pop e sucessos de diferentes gerações.
A apresentação inaugura oficialmente a programação de um dos eventos mais abrangentes do calendário cultural do município, que se estende até o dia 12 de abril, reunindo gastronomia, dança e música em uma proposta multicultural com caráter 100% beneficente.
Fundada em 2010, a Facmol se consolidou como referência na música instrumental da região noroeste paulista. Com raízes na Fanfarra Celda Mello Oliveira, criada em 1992, a orquestra integra um projeto educacional mais amplo, mantido pela Associação Educacional e Recreativa Facmol, que oferece formação musical gratuita e atua na difusão da cultura instrumental.
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Seba, a dimensão cultural do evento está diretamente ligada ao seu impacto coletivo.
“É um evento que reúne famílias, fortalece a solidariedade e valoriza aquilo que temos de mais bonito: nossa cultura e nossa gente. Cada apresentação foi pensada com carinho para que todos se sintam acolhidos e parte dessa grande celebração”, afirma.

A secretária de Cultura e Turismo, Janaina Silva, destaca a curadoria da programação.
“Preparamos uma agenda cultural plural, que une tradição, arte, gastronomia e a valorização dos nossos artistas e estudantes, evidenciando a riqueza cultural que Votuporanga possui”, pontua.
Talentos da casa
A programação reserva ainda espaço consistente para artistas do município, em uma espécie de cartografia afetiva da produção cultural local. Na sexta-feira (10), após as apresentações dos alunos da rede municipal, o público acompanha “Shim Sham – O Legado do Sapateado Americano”, de Lucas Germano, e “Usualdance – Ouse Dançar Diferente”, de Ticko Bboy.
No sábado (11), a partir das 19h30, a cena se amplia com “Uma Dança Árabe”, de Júlia Riva, seguida pelo tradicional Bon Odori, apresentado pela Associação Nipo Cultural e Esportiva de Votuporanga (Ancevo). Após a dança japonesa, Júlia retorna ao palco com “A Alegria da Dança do Ventre”. A noite segue com o show “Festa Per Tutti”, de Anisinho Martin, e a apresentação da Banda Dona Maria, que incorpora o Rock Sanfona em uma leitura festiva do gênero.
No domingo (12), a programação musical começa às 11h com “Piseiro do Brasil”, da Banda Bonde do Barão, seguido pela apresentação de Markinho Sema. A Corte Carnavalesca 2026 também integra a agenda, reforçando a dimensão popular e celebrativa do evento.
Educação em cena
Antes dos shows, o palco se abre para um percurso conduzido por alunos da rede municipal. As apresentações de danças típicas integram o processo pedagógico e traduzem, em linguagem cênica, o contato com diferentes culturas.
Entre os destaques estão a dança brasileira, com estudantes do CEM “Profº Faustino Pedroso”; a dança americana, apresentada por alunos do CEM “Profª Neyde Tonanni Marão”; e as danças portuguesa e francesa, desenvolvidas por participantes do Polo de Vivências Educacionais e das atividades de complementação educacional da Secretaria da Educação.
A Festa das Nações é realizada pela Prefeitura de Votuporanga e pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Votu Solidária e apoio da Câmara Municipal. O evento também conta com patrocinador master e reúne a participação de entidades assistenciais, clubes de serviço e associações do município, consolidando uma ampla rede de colaboração em torno de um objetivo comum.
Toda a renda arrecadada será destinada às entidades assistenciais da cidade, fortalecendo iniciativas voltadas a públicos em situação de vulnerabilidade.
A expectativa é que o evento reúna milhares de pessoas ao longo dos três dias, ampliando o alcance social da ação e reforçando o vínculo entre cultura, educação e solidariedade.




