Não é novidade que a leitura estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, melhorando o crescimento do vocabulário. E não menos importante, a escrita auxilia a nossa capacidade de raciocínio e direciona a articulação de um discurso coerente. Assim, nos tornamos seres críticos, capazes de opinar sobre o que acontece ao nosso redor.
Essas habilidades são cobradas dos alunos em concursos, vestibulares e em espaços acadêmicos e profissionais durante a vida. Por isso tamanha cobrança e importância de uma boa produção textual. Visando isso, o concurso de redação da escola, pelo terceiro ano consecutivo, tem o intuito de desenvolver exatamente a consciência sobre a escrita, o pensamento, a pesquisa, a originalidade e o raciocínio dos estudantes, valorizando a produção de texto por meio da reflexão de temas atuais. Este ano a proposta temática “Pequenas ações, grandes mudanças: o poder da atitude” o estudante teria que falar sobre atos de bondade, generosidade, respeito e empatia, mesmo que aparentemente pequenos, mas que conseguem gerar grandes contribuições. Nesta edição, mais de 100 redações foram produzidas e avaliadas pelas professoras da área.
O Concurso de Redação, ocorrido dia 12, foi dividido em três categorias, em que 6º e 7º anos concorrem entre si, assim como 8º e 9º anos e Ensino Médio. Cada categoria possui premiações para os três primeiros colocados. Além do concurso de Redação, várias outras ações acontecem durante o ano na escola Cecília Meireles, uma delas será um Concurso de Poesia, que neste ano, está programado para o 2º semestre.