O espaço, dentro e nos arredores, ficou repleto de veículos antigos de colecionadores de Votuporanga e região, reunindo um público estimado em cinco mil pessoas.
O 10º Encontro de Carros Antigos movimentou o Parque da Cultura no último fim de semana (13 e 14/9), reunindo 300 relíquias automobilísticas que chamaram a atenção de colecionadores e da população de Votuporanga e região.
Mais do que um desfile de raridades sobre duas, quatro ou mais rodas, o evento foi uma verdadeira viagem no tempo. Cada modelo exposto carregava histórias, memórias e gerações que ajudaram a construir a relação de afeto dos brasileiros com o automóvel.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Vintage Clube Votuporanga. A secretária de Cultura e Turismo, Janaina Silva, destacou a alegria de sediar o evento: “É um prazer para o Parque da Cultura receber este encontro. A quantidade de veículos impressionou e cada canto do espaço foi preenchido por verdadeiras relíquias.”
Segundo um dos organizadores, Douglas Lisboa, a expectativa inicial era receber cerca de 200 veículos, mas o sucesso superou as projeções e o Parque da Cultura recebeu 300 modelos que ocuparam diferentes espaços. A estimativa de público foi de mais de 5 mil pessoas em dois dias de programação.
A abertura ocorreu no sábado, com a tradicional Banda Zequinha de Abreu, seguida pela apresentação da Queen Tribute Brasil. No domingo, a solenidade oficial contou com autoridades, lideranças e organizadores no palco principal. A programação cultural contou ainda com shows da Old Chevy e, no encerramento, Laura Moon e os Lunáticos, que fecharam a noite de domingo com muita energia.
O público também pôde aproveitar a Feira do Artesanato, opções variadas de gastronomia em food trucks e brinquedos infláveis para as crianças, tornando o encontro um programa completo para toda a família.
Durante a programação, o Vintage Clube homenageou mecânicos veteranos de Votuporanga que acompanharam a evolução da história automobilística na cidade: Mário Vegas, Vanderlei Guerra, Nilo Guerra, Valter Gaijutis e Antônio Diegues. Também foram lembrados Dona Cida, que aos 85 anos segue dirigindo seu Fusca 1968; o mecânico Batiã; e, em homenagem póstuma, Agostinho da Silva Lanhas, apoiador do encontro desde a primeira edição. Sua esposa, Eulesia, recebeu a lembrança em nome da família.
A integração entre clubes também marcou o evento, com o CCATL (Clube de Carros Antigos de Três Lagoas) homenageando o Vintage Clube.
Representando o prefeito Jorge Seba (PSD), o vice-prefeito Luiz Torrinha (PL) enalteceu a importância do encontro: “O evento cresce a cada edição e já pode ser considerado de alcance estadual, pelo número de cidades participantes. Votuporanga é a cidade dos grandes eventos e o Encontro de Carros Antigos vem para coroar essa vocação.”
O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), que também prestigiou o evento, ressaltou o valor afetivo: “Este encontro resgata memórias, tanto ligadas aos veículos quanto aos profissionais homenageados”.