Encontro com gigantes: escritores consagrados desembarcam no Fliv 2025

27
Encontro com gigantes: escritores consagrados desembarcam no Fliv 2025 - Foto: Reprodução

Bate-papo especial sobre leitura e primeira infância acontece no dia 11 com o casal homenageado Blandina Franco e José Carlos Lollo. A programação também contará com a presença marcante de Bel Santos Mayer, coordenadora geral do IBEAC, instituição homenageada nesta edição do festival. E direto de Portugal, o talentoso ilustrador Sergio Condeço vem encantar o público com sua arte e sensibilidade.


De 8 a 16 de agosto, o Parque da Cultura será novamente o ponto de encontro entre leitores apaixonados e grandes nomes da literatura. O Fliv 2025 promete uma programação imperdível, com a presença de escritores renomados nacional e internacionalmente, além de autores locais e regionais que também encantam com suas histórias e trajetórias.

Entre os destaques dos encontros programados está a mesa dos escritores homenageados do festival deste ano. O casal de autores Blandina Franco e José Carlos Lollo falarão ao público sobre leitura e primeira infância na segunda-feira, dia 11 de agosto, às 19h30, no Cine Fliv. Estarão presentes também a coordenadora geral do IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudo e Apoio Comunitário), Bel Santos Mayer, também homenageado este ano no Fliv, e o talentoso ilustrador Sergio Condeço, que virá de Portugal. A mesa será mediada por uma das curadoras do festival, Kiara Terra, criando um ambiente envolvente de troca, perguntas e reflexões.

A secretária de Cultura e Turismo, Janaina Silva, diz que estes encontros são uma oportunidade única de aproximar o público da literatura viva: “Essa interação com os autores que escrevem as histórias que lemos, amamos e compartilhamos é o que faz do Fliv um festival tão especial”, afirma.

O Fliv conta com o apoio da Câmara Municipal de Votuporanga, Sebrae, Sesi, Saev Ambiental, Neo energia, SP Leituras, Siseb, APPA Difusão Cultural, Difusão Cult SP, Idg e Pontos MIS.

Patrocínio de Starb, Flash Net Brasil, Uniodonto, Usina Santa Adélia, Cantóia e Figueiredo Empreendimentos, Noromix e Cincor Tintas.

O festival tem ainda fomento do Proac SP por meio de (ICMS) da Itamarati, Guaraná Poty, R2 Pharma, Proença Supermercados, Monte Santo Logística, Vip Forros, Porecatu Supermercados, Grupo HSA, JJ Vieira, Frulev e Santa Cruz Rede de Supermercados. Promoção: TV TEM. Realização: Unifev, Sesc, Senac, Prefeitura de Votuporanga, Tudo Vira Cult SP, Governo do Estado de São Paulo.

Confira a programação

Sábado – 9 de agosto

Mesas literárias

14h – Espaço Escritores

Mesa: Criação literária e os desafios do mercado editorial com autores locais/regionais Elaine Cristina Ferreira de Oliveira, Celma Fraga, Victor Hugo Cavalcante e Monalisa Sorio

Mediação: Fernanda Missiaggia da Cia. Apocalíptica

Escritores locais e regionais

16h – Cine Fliv

Bate-papo: Literatura Infantil com Raul Marques

Mediação: Mariana Daher

Sesc

19h – Cine Fliv

Mesa: Arte e Literatura Indígena + Documentário Povo Pari, com Priscila Jácomo e Neny Luá indígena do Povo M’ Barayo

Domingo – 10 de agosto

14h – Espaço Escritores

Mesa: Criação literária e os desafios do mercado editorial com autores locais/regionais com Heitor Kawano, Rondon e Marcela Torres

Mediação: Lawrence Garcia da Cia. Apocalíptica

Escritores locais e regionais

15h30 – Cine Fliv

Oficina de mediação de autores negros para crianças e juventudes, com Bruno Souza de Araújo e Ketlin Santos, com os convidados do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Moisés de Matos e Michael Oliveira Moro Matos, e do Coletivo Casa da Mãe, Joana Fátima Barbosa (Fhaty) e Kelvin José de Arruda, com mediação de Nadya Dayane Martins

17h – Cine Fliv

Roda de conversa: Acesso à Literatura para Conhecimento, Autoconhecimento e Transformação, com Bruno Souza de Araújo: fala geral sobre o Ibeac, Linhas de atuação (mediador)

Maria Amorim: CEPI, Mães Mobilizadoras

Ketlin Santos: literatura e escrita (escrita para bebês e literatura negra)

Segunda-feira – 11 de agosto

10h – Cine Fliv

Palestra/Relato: O nascimento das bibliotecas comunitárias de Parelheiros, com Ketlin Santos e Sidineia Chagas

19h30 – Cine Fliv

Mesa dos homenageados do Fliv 2025: leitura e primeira infância com Bel Santos Mayer, Blandina Franco e José Carlos Lollo, com a presença do ilustrador português Sergio Condeço

Mediação: Kiara Terra (curadora do Fliv 2025)

Terça-feira – 12 de agosto

19h30 – Cine Fliv

Mesa: A voz das mulheres – feminismo e literatura, com Nicole Aun, Sidinéia Chagas e Silvani Chagas

Mediação: Kiara Terra

Quarta-feira – 13 de agosto

17h – Cine Fliv

Bate-papo com o autor Fabio Schunck sobre o livro As Aves no Sesc Bertioga, que revela a diversidade de espécies e os encantos da observação de pássaros na região. Em seguida, vivência prática de observação, conectando literatura, natureza e sensibilização ambiental

Sesc

17h – Editoras e Livrarias

Palestra Livros Atreva-se ativismo e literatura

19h30 – Cine Fliv

Mesa: Quem tem medo ou está fascinado pela Inteligência Artificial, põe o dedo aqui, com Bruno Souza de Araújo e Raywall Malheiros de Souza

Mediação: Fábio Marcelo Apóstolo

Quinta-feira – 14 de agosto

17h – Cine Fliv

Bate-papo com o autor Fabio Schunck sobre o livro As Aves no Sesc Bertioga, que revela a diversidade de espécies e os encantos da observação de pássaros na região. Em seguida, vivência prática de observação, conectando literatura, natureza e sensibilização ambiental.

Sesc

19h30 – Cine Fliv

Palestrante: Arthur Santini

Tema: Inteligência artificial: o que é, como funciona e como você pode usar

Senac

Sexta-feira – 15 de agosto

19h30 – Bate-papo literário com Ryane Leão

Mediadora: Aliana Lopes Câmara

Apoio: A Feiras, Festivais e Festas Literárias: Festival Literário de Votuporanga – SP

Leituras Organização Social de Cultura

Sábado – 16 de agosto

14h – Espaço Escritores

Mesa: Criação literária e os desafios do mercado editorial com autores locais/regionais, com Poliane Castelhano, Gabriel Eduardo e Glau Ramires

Mediação: Lawrence Garcia da Cia. Apocalíptica

Escritores locais e regionais

15h30 – Espaço Escritores

Mesa: Criação literária e os desafios do mercado editorial com autores locais/regionais e lançamentos, com Giovana Neves, Katiuce Lopes Justino,  Priscila Topdjian e Sidnei Olivio

Mediação: Fernanda Missiaggia da Cia. Apocalíptica

Escritores locais e regionais

17h – Espaço Escritores

Mesa: Escrever para pertencer ao mundo: literatura e transformação social, com escritores locais e regionais e lançamentos Angela Duran, Daniel Garcia Rodrigues e Tarcísio Carlos Moura Moia

Mediação: Fernanda Missiaggia da Cia. Apocalíptica

Escritores locais e regionais

Biografia dos homenageados no Fliv 2025

Blandina Franco e José Carlos Lollo

A escritora Blandina Franco e o ilustrador José Carlos Lollo formam uma das parcerias mais premiadas e reconhecidas da literatura infantil brasileira. Desde 2009, assinam juntos mais de 60 obras que se destacam pela criatividade, delicadeza e sensibilidade com que abordam o universo das infâncias.

Finalistas do Prêmio Jabuti em três edições e vencedores em outras duas, também receberam distinções como o Prêmio APCA, o Selo Cátedra 10 (Unesco), o Prêmio AEILIJ de melhor livro infantil e menções honrosas em premiações nacionais e internacionais, como a Feira de Bolonha. Suas obras foram publicadas em países como Portugal, China, Belarus e Turquia, e frequentemente figuram entre os melhores livros do ano em veículos como o Estadinho (O Estado de S. Paulo) e a Revista Crescer.

Entre os títulos de destaque, estão Quem soltou o Pum, Crônicas da Norma, A Raiva, Os Pombos e A matemática do Urso.

A homenagem do FLIV 2025 reconhece a contribuição singular de Blandina e Lollo para a literatura infantil brasileira, com narrativas que provocam, emocionam e instigam leitores de todas as idades.

Coletivo Homenageado

IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudo e Apoio Comunitário

Fundado a partir da iniciativa de Leona Forman e de um grupo de pessoas comprometidas com a transformação social, o Instituto Brasileiro de Estudo e Apoio Comunitário (IBEAC) é uma organização de referência no fortalecimento de iniciativas locais voltadas à justiça social, à educação e à equidade.

Com atuação em comunidades periféricas e em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), o IBEAC articula conhecimento técnico e investimento social, promovendo ações nos eixos de empreendedorismo negro, equidade de gênero, educação, meio ambiente e mudanças climáticas. Sua metodologia consolidada valoriza a escuta, a autonomia e a articulação em rede, potencializando lideranças e projetos que ampliam horizontes de cidadania e dignidade para milhares de brasileiros.

O FLIV 2025 homenageia o IBEAC por sua atuação histórica na promoção da leitura e da educação como instrumentos de emancipação, transformando territórios por meio do poder das histórias e da ação comunitária.

Bel Santos Mayer é educadora social, mestra em Turismo pelo Programa de Pós-graduação em Turismo da Escola de Artes, Cultura e Humanidades da USP (PPGTUR/EACH/USP) com a dissertação Parelheiros idas e vi(n)das: ler, viajar e mover-se com uma biblioteca comunitária. Bacharel em Turismo, Licenciada em Ciências Matemáticas, tem especialização em Pedagogia Social. Desde os anos 1980 atua em organizações não governamentais facilitando processos de criação de Centros de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CEDECAs) e de bibliotecas comunitárias gerenciadas por jovens. Foi uma das criadoras e coordenadoras do Prêmio Educar para a Igualdade Racial do CEERT. É empreendedora social da Ashoka. Docente nas pós-graduações: “A vez e a voz das crianças”, “O livro para a infância” e “Narração artística” na A Casa Tombada, na Especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da ampliação do repertório poético à construção de equipes colaborativas do Instituto Singularidades e Itaú Cultural e no Mestrado em Artes da Cena – Laboratório em Artes e Mediação Cultural, da Escola Superior de Artes Célia Helena e Escola Itaú Cultural. Coordena o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC) desde 1997. É co-gestora da Rede LiteraSampa, finalista do Prêmio Jabuti 2019. Membro do grupo de pesquisa em Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados (IEA – USP), curadora da 11a Edição do Prêmio São Paulo de Literatura (2018), do Conselho Curador do 63° e 64° Prêmio Jabuti, do Conselho Curatorial do Theatro Municipal de São Paulo (2021 e 2023).