
Pelo 5º ano Motta é reconhecido como articulador.
O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP) foi novamente reconhecido como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (11.jul) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). O ranking, considerado o mais respeitado do país, identifica os congressistas que comandam de fato o processo decisório no Legislativo brasileiro.
Entre os atributos destacados pelo DIAP para caracterizar os “Cabeças” do Congresso estão a capacidade de conduzir debates, negociações e votações, além do senso de oportunidade, articulação e eficiência na formulação de propostas e no diálogo político. O levantamento de 2025 destaca que, entre os 100 parlamentares que compõem a lista, 69 são deputados e 31 são senadores – sendo que cerca de 19% deles aparecem pela primeira vez no ranking deste ano.
Motta já havia sido citado entre os mais influentes nos anos de 2019, 2021, 2022, 2023 e 2024, consolidando sua atuação de destaque no Congresso Nacional. “Recebo com muita alegria e responsabilidade esse reconhecimento, que só reforça o compromisso do nosso mandato com a defesa dos trabalhadores, do municipalismo e do desenvolvimento de São Paulo e do Brasil. Esse resultado é fruto de muito trabalho, diálogo e dedicação ao interesse público”, afirma Motta.
O levantamento do DIAP é referência entre analistas, jornalistas e cientistas políticos por utilizar critérios técnicos e qualitativos para mensurar a influência parlamentar. O estudo considera não apenas a visibilidade midiática, mas principalmente a capacidade de articulação, liderança e protagonismo no processo legislativo.
O deputado Luiz Carlos Motta segue atuando em defesa das pautas do comércio, dos trabalhadores, da geração de emprego, da saúde e de políticas públicas que promovam justiça social e crescimento econômico para todo o Brasil.