Segundo a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o setor de hamburguerias artesanais cresceu 22% em 2024. Atualmente, estima-se que são consumidos, por ano, no mundo, mais de 50 bilhões de hambúrgueres, tornando-o um dos alimentos mais populares
O Brasil é o terceiro maior consumidor de hambúrguer, ficando atrás apenas dos EUA e da China. (imagem divulgação)
@leidiane_vicente
Hoje, 28 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Hambúrguer, esta data homenageia um dos alimentos mais populares e versáteis do mundo. Presente em praticamente todos os países, o hambúrguer já ultrapassou, há muito tempo, a imagem de fast food e conquistou espaço como prato gourmet, opção vegetariana e até símbolo cultural.
Ocupando espaços maiores na mesa e no coração dos brasileiros, o hambúrguer não é apenas um lanche rápido.
“Para nós, esta é uma data para celebrar a nossa essência. É o dia de homenagear um prato que é o coração do nosso negócio, feito com técnica, respeito aos ingredientes e muito sabor”, afirma Pamela Santa Rosa Lourenço, proprietária de uma hamburgueria em Votuporanga.
Apesar de associado principalmente aos Estados Unidos, o hambúrguer tem raízes europeias. O nome vem de Hamburgo, cidade alemã que no século XIX exportava para os EUA um bife de carne moída chamado “Hamburg Steak”.
Foi em solo americano, porém, que o prato ganhou pão, acompanhamentos e fama internacional.
Na virada do século XX, o hambúrguer já fazia sucesso em feiras e eventos nos EUA. Com a explosão das redes de fast food no pós-guerra, o lanche se tornou ícone da cultura pop americana e, mais tarde, global.
Atualmente, o Brasil é o terceiro maior consumidor deste sanduíche, ficando atrás apenas dos EUA e da China.
“O brasileiro ama comer bem e valoriza a experiência de sabor, e o hambúrguer é perfeito para isso. Ele é prático, versátil e pode ser adaptado aos gostos mais variados”, destaca a administradora Pamela.
Essa combinação conquistou o paladar do brasileiro, que passou a incorporar o lanche à sua rotina, por vezes, inclusive como refeição principal.
“É uma comida com alma de comfort food, mas que permite inovação. Isso faz com que o hambúrguer esteja cada vez mais presente na rotina do brasileiro, seja para um bate papo com amigos ou até um jantar de casal”, complementa ela.
A popularização do hambúrguer transformou a gastronomia casual. Hoje, chefs, marcas e consumidores reconhecem que é possível fazer hambúrguer com qualidade e personalidade.
“A cultura do hambúrguer também abriu espaço para ingredientes brasileiros, molhos autorais e combinações criativas, enriquecendo ainda mais a culinária nacional”, explica Pamela Lourenço.
Nesta data comemorativa, é comum as hamburguerias prepararem promoções, combos exclusivos e lançamentos especiais com edição limitada no cardápio.
Versões além da carne
Nos últimos anos, o hambúrguer também passou por uma revolução sustentável. Cresce a procura por versões veganas e vegetarianas, feitas com legumes, grãos e até carne vegetal de laboratório.
Empresas e chefs apostam em ingredientes naturais, produção local e embalagens biodegradáveis, refletindo a preocupação com saúde e meio ambiente.
Diversas formas de ser
Hoje, o hambúrguer é um prato sem fronteiras. Cada país adaptou a receita de acordo com seus ingredientes e gostos locais:
Brasil: O famoso “x-tudo” combina carne, queijo, presunto, bacon, ovo, milho, alface, tomate e, em algumas vezes, batata-palha.
Índia: O hambúrguer vegetariano domina os cardápios, feito com batatas, grão-de-bico e especiarias.
Japão: Versões com frutos do mar, molhos doces e pão de arroz são comuns.
França: O pão brioche e queijos finos, como o brie e camembert dão um toque sofisticado.