
Foram realizadas 2.000 entrevistas, entre os dias 16 e 21 de outubro; margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A nova pesquisa Apex/Futura, divulgada nesta quinta-feira (23.out), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta um momento de queda na popularidade.
O levantamento revelou que 53,8% dos brasileiros desaprovam a forma como o presidente conduz o governo, enquanto 40,7% disseram aprovar a atual gestão. O índice de rejeição cresceu um ponto percentual em relação ao levantamento anterior, divulgado em setembro, quando a desaprovação era de 52,8%.
De acordo com a pesquisa, a aprovação de Lula também caiu, passando de 42,4% para 40,7%. Os dados indicam uma leve, mas constante, tendência de desgaste da imagem do presidente Lula nos últimos meses.
O levantamento ouviu 2.000 pessoas em todo o país entre os dias 16 e 21 de outubro de 2025. A margem de erro, é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Lula vai concorrer à reeleição
O presidente Lula confirmou que disputará as eleições presidenciais de 2026, durante visita à Jacarta, capital da Indonésia. O petista disse que ele e o presidente do país asiático, Prabowo Subianto, vão realizar novos encontros para tornar a relação entre os dois países cada vez mais valorosa.
Em declaração à imprensa, os presidentes dos dois países disseram ter visões e posicionamentos comuns com relação à situação em Gaza, à necessidade de reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, bem como sobre o papel do Brics na defesa dos interesses do sul global.
“Vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia que tinha com 30 anos de idade. Pode ter certeza, vou disputar um quarto mandato no Brasil. Estou dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano, mas eu estou preparado para disputar outras eleições”, disse Lula.




