
Atividade proporcionou vivência prática sobre a atuação em saúde mental e o funcionamento de um hospital psiquiátrico.
Os alunos do curso de Psicologia da Unifev participaram, recentemente, de uma visita técnica ao Hospital Psiquiátrico Mahatma Gandhi, localizado na cidade de Catanduva (SP). A atividade teve como objetivo complementar a formação dos universitários, oferecendo a oportunidade de vivenciar na prática conteúdos discutidos em sala de aula relacionados à atuação em instituições de saúde mental.
Durante a visita, os estudantes conheceram as diversas alas do hospital e participaram de um encontro com uma equipe multidisciplinar que atua na instituição. A ação promoveu um debate enriquecedor sobre a prática profissional no contexto hospitalar, além de proporcionar uma visão ampla e crítica sobre o trabalho desenvolvido em um hospital psiquiátrico.
O Hospital Mahatma Gandhi é referência regional no atendimento psiquiátrico, oferecendo serviços especializados e programas de reabilitação e reinserção social.
De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Dra. Carol Godoi Hampariam, a iniciativa reforça a importância do cuidado com a saúde mental e destaca a relevância da atuação integrada entre os diversos profissionais da área. “Conhecer de perto a dinâmica de um hospital psiquiátrico amplia o senso crítico dos futuros psicólogos e enriquece a compreensão sobre os desafios e especificidades desse campo de atuação”, destacou.
“Na Unifev, atividades práticas como essa são fundamentais para fortalecer a formação acadêmica, promovendo a integração entre teoria e prática e preparando os estudantes para uma atuação ética, humanizada e qualificada no campo da Psicologia”, finalizou a coordenadora.