
A Camerata Villa-Lobos traz novamente, ao Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, o Concerto Vozes Brasileiras. Desta vez, o espetáculo é autônomo, mas continua exalando a beleza e diversidade musical do País

@leidiane_vicente
Não é de hoje que a música brasileira emociona plateias ao redor do mundo. Mas quando essa riqueza sonora é filtrada pelo olhar apurado de músicos eruditos, que também respiram os acordes populares do país, o resultado é uma experiência única, que toca tanto no coração quanto na memória afetiva do público.
É com esse espírito que nasce o “Concerto Vozes Brasileiras”, uma iniciativa da Camerata Villa-Lobos de Votuporanga, que acontece hoje, as 20h, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.
O evento marca a primeira empreitada autônoma do grupo, com produção realizada inteiramente pelos próprios músicos. Entre eles, destaca-se a flautista Maria Eduarda Cuenca Stipp, que liderou a organização e cuidou de vários detalhes cruciais para a realização do concerto. Para além da logística, há um ideal artístico e afetivo por trás do projeto.
“A ideia partiu dos próprios integrantes da Camerata, que queriam realizar um concerto que valorizasse a música brasileira e, ao mesmo tempo, proporcionasse uma remuneração justa pelo trabalho artístico desenvolvido”, explica Bruna Lima, uma das integrantes do grupo.
Bruna, que é professora de engenharia há 20 anos e também atua como professora de piano e violão há 25, carrega a música no coração e nos dedos. Além do piano e violão, ela toca violino há nove anos, e se emociona ao falar da proposta da apresentação.
“O público pode esperar uma apresentação vibrante, emocionante e cheia de brasilidade. É um espetáculo que mistura a sonoridade dos instrumentos clássicos com a diversidade e a riqueza da música brasileira, passando por diferentes gêneros, ritmos e épocas”, afirma ela sobre o repertório.
A Camerata Villa-Lobos leva ao palco um setlist que homenageia alguns dos maiores nomes da música nacional. De Heitor Villa-Lobos, o grande homenageado no nome do grupo, a Chiquinha Gonzaga, passando por ícones da MPB (Música Popular Brasileira) como Elis Regina e Alceu Valença, o concerto costura um panorama sonoro que transita com naturalidade entre o erudito e o popular.
“Cada música foi escolhida e arranjada com muito cuidado, para que o público possa se emocionar, cantar junto, se divertir e se conectar com a nossa cultura, conta Bruna sobre o trabalho que foi realizado durante um ano e meio, com ensaios de quatro horas semanais.
A Camerata reapresenta o espetáculo que emocionou o público, no ano passado, durante a 8ª edição do Concerto Unifev. Na ocasião, a recepção calorosa da plateia e os inúmeros pedidos para uma nova apresentação motivaram os músicos a tirarem o projeto do papel, desta vez, de forma completamente independente.
“É um repertório que gostamos muito de executar, por representar a riqueza e a diversidade da música brasileira. Isso nos enche de orgulho enquanto músicos” diz a violinista.
Criada em 2019, a Camerata Villa-Lobos nasceu da união de músicos da cidade que, há décadas, já atuavam culturalmente em Votuporanga. Segundo Bruna Lima, mais que um grupo de músicos, eles são amigos que se ensinam, que trocam, riem e choram juntos, vibrando com cada conquista e com o crescimento dessa jornada musical.
A escolha do nome também carrega um simbolismo poderoso. Villa-Lobos, além de ser o compositor sul-americano mais reconhecido mundialmente, representa a ponte entre a música clássica e os elementos populares do Brasil, exatamente o espírito que move a Camerata.
O concerto conta com o apoio de diversas empresas locais, que acreditam na cultura e no talento regional, e da Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga.
Assim como da primeira vez, a expectativa é de casa cheia:
“Esperamos lotar novamente o auditório, reunindo um público apaixonado por música e cultura”, declara a musicista, com entusiasmo.
Com 10 músicos no palco, entre violinistas, violoncelistas, flautistas, percussionistas e contrabaixista, a Camerata Villa-Lobos promete uma noite memorável. A junção de repertório sofisticado, talento técnico e emoção promete encantar do início ao fim.
Com um repertório cuidadosamente escolhido, músicos talentosos e uma proposta que une excelência técnica e paixão pela cultura nacional, o Concerto Vozes Brasileiras reafirma a força da música como elo entre tradição e identidade.
O espetáculo é um ponto alto ao manifesto artístico em virtude da valorização a herança musical nacional, feito por quem vive, sente e compartilha a música.
Com a beleza do espírito iluminado das cadências harmoniosas de altura, duração, timbre e intensidade rearranjar a MPB ao som dos instrumentos eruditos é alcançar a nota aguda e sintomática da emoção.
Nomes que compõem a Camerata Villa-Lobos de Votuporanga
Alex Júnior Massuia da Silva: violoncelista e arranjador
Ana Júlya Batista Mendes de Araújo: violinista
André Waiteman Prieto: percussionista
Bruna Gonçalves de Lima Santos: violinista
Evelyn de Oliveira Fiori: violinista
Igor de Andrade: violinista
João Pedro Gomes Brigati: violoncelista
Maria Eduarda Cuenca Stipp: flautista
Maria Fernanda Gomes Brigati: violinista e arranjadora
Paulo Roberto Fuzzari dos Santos: contrabaixista
SERVIÇO
Concerto Vozes Brasileiras da Camerata Villa-Lobos
Dia: hoje, as 20h